Mitologia: A Lenda de Aquiles

Aquiles era filho de Tétis a Ninfa Marinha, e de Peleu, Rei dos mirmidões da Tessália. Ao nascer sua mãe o segurou pelos calcanhares e o mergulhou de cabeça para baixo no Estinge, rio que dava sete voltas no inferno, e deu a Aquiles o poder da invulnerabilidade, ou seja, nada penetrava o corpo de Aquiles.
Uma profecia condenava Aquiles a morrer jovem no campo de batalha, e esta profecia fez com que seu pai Peleu, o criasse como menina na Corte Licomedes, na ilha de Ciros. Ulisses sabia que somente com a ajuda de Aquiles com seu poder, venceriam a guerra contra Tróia, recorreu a ardil para identificá-lo entre as moças, Aquiles foi convencido a marchar para Tróia.

No décimo ano de luta, capturou a jovem Briseida, que lhe foi tomada por Agamenon, chefe supremo dos Gregos, revoltado Aquiles retirou-se da guerra, e o convenceram a dar a armadura que usava ao seu amigo Pátroclo. Heitor filho do rei de Tróia, matou Pátroclo e para vingar Aquiles faz as pazes com Agamenon, para ter a oportunidade de enfrentar Heitor.
Aquiles mata Heitor e arrasta seu corpo em torno da sepultura de Pátroclo, porem, Páris, irmão de Heitor, atirou uma flecha envenenada em Aquiles, e atingiu seu único ponto vulnerável, os calcanhares, local que sua mãe segurou para mergulhá-lo no rio. E dai que surgiu a expressão “calcanhar de Aquiles”, quando se refere a ponto fraco, de alguém ou de algo.

5 Responses to Mitologia: A Lenda de Aquiles

  1. Julimar de Sá Neres disse:

    Esta é a mitologia mais incrivel que ja conhecia, portanto se tornou um grande sucesso no cinema com o filme Tróia, trendo como Brad Pitter como personagem principal…

  2. michel disse:

    muito legau o filme troia so fique um poco triste queando aquiles morreu

  3. fernanda disse:

    gostei muito legal

  4. fernanda disse:

    eu quero ver o filme de troia dizem que é muito legal mais guando passa na televisão eu dormo

  5. Carla disse:

    O filme é muito bom. Mas, na parte em que Aquiles morre foi triste. Até mudei de canal. Pois não suportei o momento, muito doloroso. :[

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>