Resumo – Mesopotâmia

A Mesopotâmia era uma região que se localizava entre os rios Tigre e Eufrates no continente asiático, onde atualmente encontra-se o Iraque.  Este fato deu origem ao seu nome, que significa “terra entre rios”. A Mesopotâmia fazia parte de uma grande região conhecida como “Crescente Fértil”, pois era a região mais fértil do mundo antigo, juntamente com Egito, Palestina, Fenícia dentre outras civilizações que se desenvolveram as margens de rios.
A região da Mesopotâmia era dividia em Alta Mesopotâmia ao norte e Baixa Mesopotâmia ao Sul. A Alta Mesopotâmia era uma região com poucos recursos, por isso, os povos que habitavam esta região tinham como principal atividade o saque de mercadorias. A região da Baixa Mesopotâmia ao sul possuíam muitos recursos, o que facilitou o desenvolvimento da agricultura, a principal atividade desta região.
Varias civilizações surgiram na Mesopotâmia, como os Sumérios, Acádios, Babilônios, Caldeus, que possuíam algumas características semelhantes, entretanto, a região era frequentemente palco de varias invasões e guerras.
A principal atividade econômica dos povos da Mesopotâmia era a agricultura, sendo os principais produtos o trigo, cevada, centeio, gergelim. A pecuária também era praticada na criação de bois, cavalos, porcos, carneiros. Outras atividades como o artesanato, pesca, caça, comercio, também eram realizados.
A religião na Mesopotâmia era politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses, o Rei alem de chefe absoluto, também era considerado o representante de Deus na terra, formando assim uma Teocracia.
As heranças culturais deixadas pelos povos da Mesopotâmia são vários, como a astronomia, matemática, arquitetura, o desenvolvimento da escrita e do primeiro código de leis, a invenção da roda, entre outras que ainda em nossos dias são utilizadas, evidenciando a grande importância da Mesopotâmia.

 

38 Responses to Resumo – Mesopotâmia

  1. fia disse:

    linda essa historia………….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. ana disse:

    Muito boa a pesquisa elaborada, parabens ao editor do site.

  3. tiffany disse:

    E muito boom mesmo gostei pra valer kk

  4. maycom menezes disse:

    show….me quebrou um galhão kkkkkkkkkk
    muito boa a pesquisa.estão de parabéns editores…

  5. jorge disse:

    “Muito bom quebrou um galho “!

  6. taiane disse:

    me ajudou muito

  7. Queria saber os dois preicipais rios da Mesopotamia?/

  8. Maria do carmo disse:

    muito bom!

  9. danielle disse:

    muito interessante, me ajudou bastante, o resumo ta incrivel

  10. IRONEIDE CARVALHO MELO disse:

    MUITO BOA A PUBLICAÇÃO

  11. IRONEIDE CARVALHO MELO disse:

    MUITO BOA A PUBLICAÇÃO GOSTEI MUITO

  12. Djuly Alves disse:

    Amei, primeiro trabalho de historia do 1º ano do Ensino Médio tá pronto. PS: vou por a fonte, pq se não sai como “plagio”. Parabéns.

  13. Thiago disse:

    Deu uma ajudinha

  14. matheus arruda franco disse:

    Otimo resumo quebrou um galhao agora vamos ver as notas nesse trabalho tomara que seja 10,00 dai em historia o bimestre sera encerrado perfeito

  15. Paulino disse:

    Para quem é, inteligente e tem capacidade de ler,entender e aprender,sabe a importância do texto acima lido.

  16. Ber disse:

    Ótimo o resumo. Só dando um pequeno toque para todos, os Hebreus que também fazem parte do Crescente Fértil, eram monoteístas e não politeístas. Exceto eles, o politeímos proliferava.

  17. leticia de oliveira disse:

    lindo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. nao é linda vcs sao uns boboes

  19. Isa disse:

    Nossa eu estava fazendo um trabalho e vi esse site e escrevi meu trabalho nele

  20. melissa disse:

    muito boa kkkkkkk bem resumido :D

  21. Muito bom , me ajudou muito .
    Obg

  22. maria disse:

    Obrigada achei ótimo o resumo

  23. lyam disse:

    legalmente legal

  24. nicoy disse:

    muito bom adorei parabens kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. Gabrielaguede disse:

    kkkk Achéi super bom tão de parabéns vcd

  26. Gabrielaguede disse:

    kkkk muito bom ta de parabéns oooh tah show de bola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>